domingo, 1 de julho de 2007

Canadá: Pastas dentífricas contrafeitas contêm substância tóxica

As autoridades de Saúde do Canadá estão a alertar os consumidores para a presença de dietileno glicol, uma substância tóxica utilizada em anti-congelantes, em pastas dentífricas contrafeitas que são importadas da China e comercializadas sob a marca Colgate.

De acordo com os responsáveis canadianos, 21 pastas de dentes foram encontradas no mercado contendo níveis muito elevados desta substância. O dietileno glicol, utilizado como anti-congelante e solvente, pode provocar “náuseas, dores abdominais, tonturas, problemas urinários, falhas renais, problemas de respiração, letargia, convulsões, coma e mesmo a morte se for ingerido”, alertou Jean Saint-Pierre, porta-voz da “Health Canada”.

Caso seja ingerida, a pasta de dentes pode causar lesões principalmente nas camadas mais “vulneráveis” das populações, como é o caso das crianças ou dos consumidores com problemas renais ou hepáticos. Segundo Saint-Pierre, as pessoas com um sistema imunitário comprometido ou enfraquecido podem sofrer “um impacto grave” caso ingiram a substância.

A “Health Canada” explicou que as pastas dentífricas são originalmente rotuladas em chinês e foram encontradas em mercados chineses um pouco por todo o país, sendo que nenhum dos produtos foi aprovado pela entidade.

Um aviso semelhante foi lançado, no início do mês de Junho, pela Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (Food and Drugs Administration - FDA), quando foi detectada a presença da mesma substância tóxica em pastas de dentes falsificadas.

Marta Bilro

Fonte: CTV.ca, Spiritindia.com

Sem comentários: