domingo, 1 de julho de 2007

Exposição solar não regulariza níveis de vitamina D no organismo

A carência de vitamina D no organismo é muitas vezes associada à pouca exposição solar, mas as conclusões de um estudo recentemente publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, vêm contrariar esta ideia.

O estudo investigou o estado da vitamina D em 93 habitantes bronzeados do Havai, cuja exposição solar é constante, com uma média de mais de vinte horas semanais de exposição.

No entanto, as conclusões do estudo mostraram que 51 por cento dos indivíduos observados apresentavam carência de vitamina D, o que contrariava a ideia concebida até então.

«Isto implica que a recomendação clínica habitual de expor as mãos e a face 15 minutos por dia ao Sol poderá não assegurar vitamina D suficiente», explica Neil Binkley, da Universidade do Winscons, responsável pelo estudo.

O estudo desenvolvido pela equipa do Dr. Neil Binkley veio desta forma desmistificar a ideia incorrecta que associava a carência de vitamina D, à deficiente exposição ao sol.

“Não se pode assumir que os indivíduos com uma exposição solar abundante têm níveis adequados de vitamina D”, alerta o responsável.

Inês de Matos

Fonte: Reuters, Sol

1 comentário:

Rui Borges disse...

E para que serve a vitamina D? Que doenças estão associadas à carência desta vitamina?

Esta notícia é muito interessante mas tem de ser mais explorada.

Após completar o artigo, deverá publicá-la com "reposição" no título.