domingo, 8 de julho de 2007

Prolongar utilização do Lovenox aumenta a prevenção de coágulos

A toma do anticoagulante Lovenox (Enoxaparina sódica) durante cinco semanas é mais eficaz na prevenção de coágulos do que o tratamento habitual, que prevê a utilização do medicamento durante apenas 10 dias, anunciou a Sanofi-Aventis.

Os doentes graves que sofriam de coágulos potencialmente fatais, viram diminuir em 44 por cento os riscos de desenvolver trombose venosa ou embolismos pulmonares quando foram injectados com o fármaco durante cinco semanas, comparativamente aos pacientes que receberam o tratamento habitual. Os resultados do estudo foram hoje (8 de Julho) apresentados durante o XXI Congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hematose, em Genebra, na Suíça.

Por norma, os doentes graves e os pacientes acamados, cuja falta de mobilidade aumenta o risco de desenvolverem coágulos, são tratados com Lovenox durante um período de 10 dias como medida preventiva. Até porque, quando recebem alta hospitalar “os pacientes não deixam à porta o risco de tromboembolismo venoso”, salientou Victor Tapson, professor de medicina no Centro Médico Universitário Duke em Durham, na Carolina do Norte.

Enquanto se esforça pela inserção de novos fármacos no mercado, a farmacêutica francesa lança agora uma tentativa de expandir a utilização do Lovenox, o seu medicamento mais bem sucedido no último ano, tendo gerado receitas no valor de 2,4 mil milhões de euros. Isto porque a empresa enfrenta alguns desafios no que diz respeito à patente deste medicamento e perdeu recentemente os direitos de patente sobre o ansiolítico Ambien (Zolpidem de Tartrato).

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, CNN Money, RTT News, Infarmed.

Sem comentários: