terça-feira, 14 de agosto de 2007

Arius regista duas patentes de anticorpos nos Estados Unidos

A Arius Research Inc. registou duas patentes de anticorpos nos Estados Unidos, uma inserida no Programa da CD63 e que foi licenciada à parceira Genentech, Inc. e a outra incluída no Programa do antigénio carcinoembriónico (CEA).

A patente americana U.S. 7.256.272 abarca as reivindicações sobre a composição da substância em relação ao clone e anticorpo que atinge a CD63. Este anticorpo tem o potencial de recrutar o sistema de defesa do organismo para atacar o cancro, e tem demonstrado que consegue prevenir o crescimento do tumor e melhorar a sobrevivência em modelos de cancro da mama.

A segunda patente, a U.S. 7.256.271, contém reivindicações referentes à composição de um clone e anticorpo direccionado. O CEA é um marcador tumoral de expressão alargada, e o anticorpo direccionado para o CEA da Arius tem demonstrado uma robusta actividade anti-tumor em modelos de cancro do cólon e da mama.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

2 comentários:

ptcp disse...

Correcção: "antigénio carcinoembriónico (CEA)" por "antigénio Carcino Embriónico (CEA)" É preciso algum cuidado com as fontes brasileiras, principalmente na pesquisa de termos técnicos.

Isabel disse...

Costumo procurar os termos técnicos em sites de Portugal, para não correr o risco de escrever termos em português do Brasil. Os termos que encontrei foram em sites portugueses e apareceram em formas diferentes: antigénio carcinoembriónico(CEA)(por exemplo, em http://imunologia.ufp.pt/Imuno_CFA/Teorica/T12-Imunodeficiencias.ppt#14), antigénio carcino-embriónico (CEA)(em http://www.infocancro.com/cancro/tipos/cancro_colorectal/estadiamento.cfm), antigénio carcino-embrionário
CEA (http://www.labmed.pt/NotasTecnicas06.asp) ou ainda, antigénio carcinoembrionário (ACE)(http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D189%26cn%3D1597).
Encontrei diversas formas pelo que tive de optar por uma. Contudo, não consegui encontrar a forma sugerida na correcção.
No artigo publicado no farmacia.com.pt o termo Embriónico aparece com acento circunflexo, uma marca do português do Brasil, o que não corresponde à correcção feita.