terça-feira, 14 de agosto de 2007

FDA aprova nova formulação do fenofibrato nas doses de 120 mg e 40 mg

A FDA aprovou a nova formulação do fenofibrato nas doses de 120 mg e 40 mg, da LifeCycle Pharma, para o tratamento da hiperlipidemia (valores anormalmente elevados de gorduras - colesterol, triglicéridos ou ambos - no sangue) e da hipertrigliceridemia (níveis sanguíneos elevados de triglicéridos).

Este fármaco utiliza a tecnologia Meltdose da LifeCycle Pharma, que está delineada para fornecer absorção superior e melhor biodisponibilidade. O lançamento no mercado norte-americano deste produto, que terá a dosagem mais baixa de fenofibrato disponível para pacientes, é esperado para o final de 2007.

O fenofibrato tem demonstrado ser muito eficaz em baixar as concentrações de triglicéridos e no aumento das lipoproteínas de elevada densidade (HDL), ou bom colesterol. Para além disso, tem um perfil de efeitos secundários superior, comparado com fármacos alternativos. As vendas do fenofibrato têm aumentado significativamente nos últimos anos, e em 2006, as vendas totais foram de 1,7 mil milhões de dólares em todo o mundo, o que representou um aumento de 16 por cento em relação a 2005.

Segundo os termos do acordo com a Sciele, a LifeCycle Pharma já recebeu um pagamento adiantado de 5 milhões de dólares, e ainda irá receber um pagamento de 4 milhões de dólares, uma vez que este fármaco recebeu agora a aprovação da FDA. A LifeCycle Pharma ainda irá receber pagamentos que podem atingir os 8 milhões de dólares quando certos objectivos de vendas forem atingidos.

Segundo o Dr. Flemming Ørnskov, presidente da LifeCycle Pharma, a companhia está satisfeita por ter recebido a aprovação da FDA para o primeiro produto nos Estados Unidos. O lançamento pendente deste produto marca um importante passo em frente para o modelo de negócio da companhia.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive, www.lcpharma.com, Manual Merck, Infarmed

Sem comentários: