terça-feira, 14 de agosto de 2007

Produtos contêm substâncias proibidas
Infarmed ordenou recolha de cosméticos


A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a recolha imediata do mercado de diversos produtos da marca Serge Louis Alvarez, comercializada em Portugal pela Medi-Visage. Em causa está a presença de substâncias proibidas.

Numa circular informativa classificada como urgente mas que, apesar de ter data do passado dia 6 só ontem foi tornada pública, o Conselho Directivo do Infarmed, na pessoa do seu vice-presidente Hélder Mota Filipe, esclareceu que, segundo a indicação do Departamento de Cosméticos e de Monitorização do Mercado de Produtos de Saúde do Infarmed, foi decidida a retirada imediata do mercado dos produtos cosméticos e de higiene corporal «Vernis à Ongles Power», «Xxcell Lotion Désincrustante», «Paillettes Exclusives» e «Paillettes Fines», da marca Serge Louis Alvarez, cujo responsável pela introdução em Portugal é a empresa Medi-Visage – Formação Profissional, Importação e Distribuição Lda.
Em causa está a detecção, na composição daqueles produtos, de substâncias proibidas como o ftalato de dibutilo, o fenol e dois corantes, um deles proibido em produtos cosméticos, e outro autorizado apenas em produtos que tenham apenas um contacto muito breve com a pele, o que neste caso não acontece. O Infarmed notifica assim “todas as entidades envolvidas no circuito de distribuição e venda dos referidos produtos sobre a suspensão imediata da sua comercialização”, e ao mesmo tempo adverte os profissionais e o público para se absterem de os usar.

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed

Sem comentários: