segunda-feira, 17 de setembro de 2007

HIV pode reproduzir-se nas células testiculares

Cientistas dão mais um passo para perceber persistência do vírus

As células do sistema imunitário do testículo humano permitem que o vírus do HIV se reproduza no seu interior, algo que acontece independentemente do individuo ter sido sujeito a terapias anti-retrovirais. Esta conclusão, resultante de uma investigação publicada no “The American Journal of Pathology”, pode ser a explicação para a persistência do HIV no sémen, o principal canal de contaminação do vírus, mesmo depois de este ter sido eliminado do sangue.

Os cientistas da Université de Rennes, em França, cultivaram tecidos do testículo humano em laboratório. Através dessas culturas, que mantiveram a mesma estrutura de tecido existente no corpo e que continuaram a produzir testosterona, demonstraram capacidade para sustentar populações de HIV.

A equipa orientada pela investigadora Nathalie Dejucq-Rainsford observou também que os vírus criados nesses tecidos revelaram-se activos e capazes de transmitir a infecção a outras culturas de células.

Os resultados da investigação permitem aos investigadores acreditar na possibilidade de, a partir daqui, serem desenvolvidos novos medicamentos anti-retrovirais, capazes de afectar o HIV presente nos testículos.

Marta Bilro

Fonte: Saúde na Internet.

Sem comentários: