segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CHMP recomenda Humira como tratamento para a psoríase

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMEA), emitiu uma opinião positiva onde recomenda a aprovação do Humira (adalimumab), da Abbott Laboratories, para tratar a psoríase em placas moderada a grave. A Comissão Europeia deverá tomar uma decisão relativamente à indicação para a psoríase nos próximos 60 dias.

A opinião positiva baseia-se principalmente nos dados de dois ensaios clínicos aleatórios, em adultos com a doença, que demonstraram que os pacientes que tomaram o Humira atingiram uma redução significativa da gravidade da psoríase, em comparação com os que tomaram placebo. O fármaco está delineado para bloquear factor de necrose tumoral, uma proteína no organismo que provoca inflamação.

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) está actualmente a rever o Humira como indicação para a psoríase. O fármaco já está aprovado, nos Estados Unidos e na União Europeia, para a artrite reumatóide, artrite psoriática, doença de Crohn e espondilite anquilosante. Caso o fármaco seja aprovado para a psoríase esta será a quinta indicação do medicamento.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, Forbes

Sem comentários: