sábado, 10 de novembro de 2007

FDA aprova anti-histamínico Zyrtec-D para venda livre

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou a comercialização no formato de venda livre, ou OTC (“over the counter”), do fármaco Zyrtec-D (cetirizina), da Johnson & Johnson, para a alergia e febre dos fenos. O medicamento irá ser comercializado nos Estados Unidos sob as mesmas restrições dos restantes fármacos que contêm pseudoefedrina.

O Zyrtec-D, aprovado desde 2001 e originalmente sujeito a receita, combina um anti-histamínico, a cetirizina, e um descongestionante, a pseudoefedrina. Os reguladores norte-americanos aplicaram restrições à pseudoefedrina, porque é utilizada no fabrico de narcóticos ilegais, como a metanfetamina.

As limitações impostas pela FDA estão relacionadas com a administração do fármaco (apenas para maiores de 12 anos), e com a quantidade de caixas que o consumidor pode comprar, como também na obrigatoriedade do farmacêutico registar o nome do comprador. Os pacientes poderão ter de mostrar ao farmacêutico uma identificação emitida pelo governo para comprar o Zyrtec-D.

O Zyrtec-D é utilizado para aliviar os sintomas de febre dos fenos ou de outras alergias respiratórias, tais como, nariz a pingar, espirros frequentes, olhos lacrimejantes, congestão nasal e pressão sinusal.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, CNNMoney

Sem comentários: