sábado, 10 de novembro de 2007

Cephalon paga 425 milhões de dólares para concluir investigação

A companhia biotecnológica Cephalon Inc acordou pagar ao Departamento de Justiça norte-americano 425 milhões de dólares como acordo extrajudicial para concluir uma investigação federal e de estado sobre práticas ilegais de marketing que vão contra o Medicaid. A companhia irá declarar-se culpada de violar a legislação federal de prescrição de fármacos.

As investigações sobre as vendas e práticas de marketing da Cephalon envolveram a utilização extensiva “off-label” (para outras indicações terapêuticas, dose ou posologia que não as aprovadas durante a avaliação que antecede a entrada do medicamento no mercado) de alguns dos fármacos, incluindo o Fentora (fentanilo) e o Actiq (citrato de fentanilo), para alívio da dor em pacientes oncológicos, o Gabitril (hidrocloreto de tiagabina), para a epilepsia, e o Provigil (modafinil), para a narcolepsia.

As companhias só estão autorizadas a promover os fármacos para utilizações que foram aprovadas pelos reguladores norte-americanos, contudo os médicos podem prescrever os medicamentos para outras indicações, como achem melhor.

Isabel Marques

Fontes: http://www.networkmedica.com Reuters, www.chron.com , The Wall Street Journal Online

Sem comentários: