terça-feira, 25 de setembro de 2007

Eli Lilly processa Sun Pharmaceutical para impedir genérico do Strattera

A farmacêutica norte-americana Eli Lilly processou a empresa Indiana Sun Pharmaceutical Industries Ltd. para evitar a comercialização de uma versão genérica do Strattera (hidroclorído de atomoxetina), um medicamento utilizado no tratamento do défice de atenção/hiperactividade.

A Sun Pharmaceutical aguarda autorização da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) para comercializar uma versão genérica do medicamento. Por sua vez, a queixa apresentada pela Eli Lilly num tribunal de Detroit apela à FDA para que a aprovação do genérico seja suspensa até 2017, altura em que expira a patente do Strattera.

“A Lilly será irreparavelmente prejudicada” caso a aprovação do genérico não seja bloqueada, refere a queixa apresentada. A Sun Pharmaceutical justificou a sua atitude perante a FDA com o argumento de que a patente é inválida e que, por isso, não estão a infringi-la.

O medicamento é comercializado em Portugal desde Outubro de 2005 e indicado para o tratamento da Perturbação de Hiperactividade e Deficiência de Atenção em crianças com 6 anos de idade ou mais e em adolescentes como parte de um programa terapêutico integrado.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Indianapolis Business Journal, Infarmed, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: