terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ensaios clínicos: Empresa desenvolve solução para acelerar recrutamento de voluntários

A BlueLithium, uma empresa de publicidade canadiana, lançou um novo sistema de on-line que permite às empresas farmacêuticas ultrapassar algumas barreiras no que toca ao recrutamento de pacientes para a realização de ensaios clínicos.

O processo de angariação de participantes para os ensaios clínicos ocupa, actualmente, um terço do tempo dispendido com os estudos, e cerca de metade do tempo relativo a atrasos nos ensaios clínicos fica a dever-se a questões relacionadas com o recrutamento. Na realidade, conseguir encontrar pacientes dispostos a participar nas investigações não é nada fácil, uma vez que estes estão muitas vezes alheios aos procedimentos.

Estas demoras custam às farmacêuticas perdas nas vendas de mais de 350 milhões de euros no caso de produtos especializados, e de 6,7 milhões de euros quando se trata das marcas de maior sucesso no mercado. Por outro lado, provocam um aumento significativo no preço dos ensaios clínicos ainda em desenvolvimento.

Face a esta realidade, um número crescente de empresas procura desenvolver soluções para estes problemas que bloqueiam a inscrição de voluntários nos estudos clínicos. De acordo com o portal In-PharmaTechnologist.com, a nova ferramenta on-line da BlueLithium foi desenvolvida em colaboração com o grupo Morefocus, uma outra empresa californiana especializada na publicação on-line de informação sobre saúde.

“Historicamente, encontrar indivíduos para participar em ensaios clínicos tem sido um processo longo e dispendioso”, afirmou Jay Webster, director geral da BlueLithium Performance Network, acrescentando que o objectivo da parceria é alterar este paradigma.

A ferramenta proporciona apoio em todas as fases de recrutamento do ensaio clínico. Segundo a BlueLithium, o suporte on-line tem capacidade para chegar a 119 milhões de utilizadores, ou 68 por cento de todos os cibernautas norte-americanos e conduzi-los através do conteúdo editorial que aborda as especificidades inerentes a cada doença e ao tratamento, informações que serão fornecidas pela Morefocus.

As empresas responsáveis acreditam que esta solução vai permitir às farmacêuticas atingir os objectivos traçados relativamente à obtenção de candidatos para os ensaios clínicos “em apenas alguns dias”, em vez dos habituais “meses ou anos”.

Marta Bilro

Fonte: In-PharmaTechnologist.com, marketwire.com.

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