terça-feira, 25 de setembro de 2007

Conferência “Saúde e Migrações na UE” começa quinta-feira


A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe já nos próximos dias 27 e 28, a conferência europeia “Saúde e Migrações na UE”, subordinada ao tema “Melhor Saúde para Todos Numa Sociedade Inclusiva”, um evento organizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

A conferência, que marca a principal iniciativa da Presidência Portuguesa, face à saúde, conta com a coordenação científica de Ana Fernandes, da Escola Nacional de Saúde Pública e com o apoio do Grupo de Projecto da Saúde para a Presidência. O principal objectivo deste evento passa por realçar a importância da saúde e do acesso aos cuidados de saúde para os cidadãos da UE e para todos os recém-chegados.

De acordo com o portal da Presidência Portuguesa da UE, o fenómeno das migrações internacionais continua em expansão um pouco por todo o mundo, tendo-se registado também o aumento a intensidade e o ritmo dos movimentos populacionais, que geralmente têm a Europa como principal centro de convergência de fluxos, originários de várias partes do Mundo.

Consciente da necessidade que a Europa tem de receber imigrantes, devido ao envelhecimento da população europeia e de ser preciso preencher as necessidades de mão-de-obra, a Presidência Portuguesa pretende alertar para o momento crítico que a união atravessa, dai que a saúde e as migrações tenham sido eleitos como tema central da Presidência Portuguesa da UE.

Inês de Matos

Fontes: Portal da Saúde, Portal da Presidência Portuguesa da UE

Sem comentários: