quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Merck & Co deve ultrapassar a Pfizer no mercado do colesterol em 2011

A Merck & Co irá ultrapassar a Pfizer como companhia líder no mercado dos fármacos para diminuir o colesterol por volta do ano de 2011, segundo um novo relatório da “Decision Resources” e do “Millennium Research Group”.

Segundo o relatório intitulado “Marcas e Estratégias: Dislipidemia”, três eventos de grande importância irão contribuir para o êxito da Merck, como a expiração das patentes do Lipitor/Zarator (atorvastatina), da Pfizer, em 2010 nos Estados Unidos e em 2011 na Europa; a subida contínua dos fármacos blockbuster Vytorin (ezetimiba e simvastatina) e Zetia (ezetimiba), e os lançamentos antecipados do laropiprant (MK-0524A) e do MK-0524B da Merck. Além destes fármacos emergentes da Merck, espera-se que, pelo menos, outros seis fármacos sejam lançados antes de 2011.

A descontinuação, em Dezembro de 2006, do torcetrapib, deixou a Pfizer sem outro fármaco blockbuster para o controlo da dislipidemia, afirmou o analista da Millennium Research, Diego Garzón. A Pfizer anunciou um aumento dos esforços promocionais, enfatizando a eficácia do Lipitor/Zarator, dados de ensaios clínicos e segurança. Contudo, iniciativas por parte de organizações de saúde, como a WellPoint, que oferecem a retirada dos emolumentos por quatro meses se os pacientes trocarem para o genérico sinvastatina, estão a afectar as vendas e a quota de mercado do Lipitor/Zarator, acrescentou Garzón.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma, www.therapeuticsdaily.com, www.decisionresources.com

Sem comentários: