segunda-feira, 11 de junho de 2007

América unida a pedalar contra o HIV/ Sida

Terminou no passado dia 9 de Junho, a sexta edição da AIDS/LifeCycle, uma corrida anual de ciclismo, cujo objectivo é ajudar financeiramente organizações que prestem serviços na área do HIV/Sida.

Foram cerca de 2.300, os ciclistas que cortaram a meta em Los Angeles, depois de um percurso de quase 880 km, cuja partida aconteceu uma semana antes em São Francisco.

Com eles traziam 11 milhões de dólares, em donativos acumulados, que entregaram ao L.A. Gay & Lesbian Center e à San Francisco AID Foundation, duas das maiores organizações de prevenção e luta contra a Sida, dos Estados Unidos.

Esta foi a maior verba destinada à luta contra a Sida, alguma vez acumulada pela AIDS/LifeCycle, superando os 3 milhões de dólares acumulados na edição anterior.

Surpreendente foi também o número de participantes no encontro. Cerca de 2.300 ciclistas, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, provenientes de 43 estados norte-americanos e dez países, contaram com o apoio de 450 voluntários, ao longo de todo o percurso.

De acordo com Mark Cloutier , director executivo da San Francisco AID Foundation, “mais de um milhão de pessoas vive com o HIV nos Estados Unidos, e muitos outros milhares, são pessoalmente afectados. Os nossos participantes são um exemplo de empenho, coragem e apoio à comunidade, que nos leva a imaginar um futuro sem o HIV/Sida”.

Este ano, a AIDS/LifeCycle teve também o objectivo de apelar à educação e prevenção, convidando todos os participantes a efectuarem o teste do HIV.

É preciso ter a consciência de que a Sida continua a ser um problema, alerta Lori L. Jean, chefe do gabinete executivo do L.A. Gay & Lesbian Center. “Durante esta corrida, cerca de 700 americanos serão infectados com HIV” e muitos mais serão infectados, se os portadores do HIV positivo não fizerem o teste, nem tomarem precauções.

Desde a sua primeira edição, a AIDS/LifeCycle acumulou já cerca de 30 milhões de dólares, em donativos, cujo destino foi sempre o mesmo, ajudar no combate ao HIV/Sida.

Inês de Matos

Fontes: PR Newswire, AIDS/LifeCycle

Sem comentários: