segunda-feira, 11 de junho de 2007

Nova vacina para tuberculose

Está a ser testada uma nova vacina contra a tuberculose latente (Ruti) que será, em caso de resultados positivos, administrada a cerca de um terço da população mundial.
Como não há sintomas que permitam identificar a infecção latente da tuberculose, as únicas maneiras de detectar o bacilo são através do teste cutâneo ou da prova da tuberculina, sendo por isso difícil precisar o número de pessoas afectadas, temendo-se que seja elevado.

Sendo assim, o responsável por esta investigação, Pere-Joan Cardona, define como primeira estratégia a administração da vacina a grupos de risco, como é o caso dos seropositivos, visto que o vírus da Sida ao entrar em contacto com a tuberculose pode mesmo ser fatal.

Esta vacina vem trazer uma nova esperança no combate desta doença pois é a primeira a ser apresentada e, para além disso, só existe um tratamento para a infecção que consiste num antibiótico cuja administração deve ser feita durante nove meses. Pere-Joan Cardona afirma que este tratamento não é eficaz porque a maior parte das vezes as pessoas desistem de continuar a tomar o antibiótico.

Actualmente a vacina está a ser administrada em seres humanos no Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, na primeira fase da experiência que decorre em Barcelona. Já decorreram duas semanas com resultados positivos mas a vacina só poderá ser comercializada quando se chegar à terceira fase e depois de ser feita a avaliação de todo o processo.

Sara Nascimento

Fonte: netFarma

Sem comentários: