segunda-feira, 11 de junho de 2007

Apresentada em Portugal lente inovadora para pacientes com Astigmatismo

Foi colocada pela primeira vez em Portugal, uma nova lente intra-ocular, a Acrysof Tórica, a primeira que corrige Astigmatismo, num paciente do sexo masculino, com 74 anos, e que também sofria de Cataratas.

O implante cirúrgico da lente, efectuado no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), foi gravado ao vivo e transmitido em directo para uma sala do Hotel de Santa Eulália, em Albufeira, onde estavam reunidos em congresso centenas de Oftalmologistas. A nova lente, que traz avanços no tratamento do Astigmatismo, tem o preço de fábrica de cerca de 300 euros, e foi lançada nos EUA em finais de Abril.

Esta inovadora lente é a última revolução no tratamento de pacientes mais velhos que necessitem de uma correcção de Astigmatismo, para que possam ficar a ver, com nitidez, tanto ao longe como ao perto. Segundo o especialista Fernando Vaz e presidente da Cirurgia Implanto-Refractiva de Portugal (CIRP), "Hoje em dia todas as pessoas com mais de 70 anos têm Cataratas e com o avanço tecnológico avança-se para o tratamento com cirurgia", contudo muitos pacientes continuavam a não conseguir focar com nitidez os objectos por padecerem de Astigmatismo.

A CIRP é uma Secção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que agrupa a maioria dos Oftalmologistas portugueses que se dedicam ou interessam pela área da Cirurgia de Córnea, Refractiva e Catarata.

De referir ainda que foi apresentada, no mesmo congresso do CIRP, uma outra cirurgia que permitiu corrigir uma Miopia sem recorrer à sutura para uma recuperação imediata. A cirurgia veio demonstrar que nos casos onde não se pode utilizar o laser, seja possível colocar lentes multi-focais sem recurso a suturas e tendo recuperações imediatas.


Paulo Frutuoso
Fonte: MNI- Médicos Na Internet

Sem comentários: