sábado, 23 de junho de 2007

Cooperação do governo indonésio com a Baxter International Inc.
Vacina contra a gripe das aves quase pronta

O governo indonésio, que em conjunto com a multinacional norte-americana Baxter International Inc. está a desenvolver uma vacina contra a gripe das aves, anunciou ontem que a imunização deverá estar pronta já no mês de Julho, e advertiu que, na eventualidade do surgimento de novos casos da doença, terá lugar uma vacinação em massa.

De acordo com a ministra da Saúde indonésia, Siti Fadilah Supari, “a imunização é possível nos casos em que a presença do vírus é confirmada”, como aconteceu na pronvíncia de Karo, na Ilha de Sumatra, quando em Maio de 2006 seis pessoas da mesma família morreram na sequência da infecção, ou na região de Garut, na zona ocidental de Java, onde em Agosto do ano passado 18 pessoas foram infectadas e três acabaram mesmo por morrer. A governante confirmou a possibilidade de fazer a vacinação em massa, mas avisou que a decisão deverá caber aos especialistas, embora, na sua opinião, “em casos como os de Karo e Garut, devam ser vacinados todos os que estiveram em contacto com as vítimas ou que se encontravam num raio de pelo menos um quilómetro”.
O governo indonésio associou-se a uma equipa de investigadores da multinacional Baxter International Inc. para produzir uma vacina contra a gripe das aves e revelou agora que o medicamento já foi sujeito a todos os ensaios clínicos, sendo de prever que a vacina possa, muito brevemente, vir a ser introduzida naquele mercado, presumivelmente já no próximo mês. A Indonésia é, até agora, o país atingido de forma mais severa pelo vírus da gripe das aves, que matou pelo menos 80 pessoas no país, de entre os cerca de 100 casos diagnosticados desde 2005.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Xinhua