sábado, 23 de junho de 2007

Fármaco produzido pela Alexion Pharmaceuticals Inc.
Soliris aprovado pela Comissão Europeia

A empresa farmacêutica Alexion Pharmaceuticals Inc. anunciou a aprovação, pela Comissão Europeia, do Soliris (eculizumab), anticorpo monoclonal indicado para o tratamento de doentes com hemoglobinuria paroxística nocturna (PNH), alteração sanguínea grave que destrói os glóbulos vermelhos e conduz à morte prematura. O medicamento está já autorizado nos Estados Unidos.

Segundo informações avançadas pela firma de biotecnologia norte-americana, com sede em Coneticut, o lançamento do fármaco nos principais mercados nacionais da Europa deverá ser implementado ao longo deste ano e alargado a alguns países no ano seguinte, no seguimento das negociações com as entidades competentes, que a empresa quer alavancar de imediato. O anúncio surge escassos dias depois de a Alexion ter anunciado o resultado de um estudo de fase III realizado com o fármaco em que o Soliris mostrou capacidade para reduzir significativamente a hemodiálise nos doentes de PNH, baixando a ocorrência de anemias e tromboses e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
A hemoglobinuria paroxística nocturna consiste numa rara e penalizante desordem sanguínea de origem genética que destrói os glóbulos vermelhos e afecta parte do sistema imunitário. Manifesta-se através de sintomas como anemias graves, fadiga, dores permanentes e dificuldades em respirar, acompanhadas normalmente por episódios de hipertensão pulmonar, doenças de rins e produção de urina vermelha. Estima-se que a doença afecte actualmente oito a dez mil pessoas na Europa e na América do Norte.

Carla Teixeira
Fonte: RTT News, Morningstar, Reuters, Quote.com

1 comentário:

Rui Borges disse...

Excelente.

Correcções:

Connecticut
Hemoglobinúria