sábado, 30 de junho de 2007

Nestlé autorizada a adquirir unidade da Novartis

A Comissão Europeia aprovou a proposta da Nestlé para adquirir a unidade de nutrição médica da farmacêutica suíça Novartis. A transacção, que envolve 1,88 mil milhões de euros, está sujeita a algumas condicionantes.

Por considerarem que o negócio entre as duas empresas suíças poderia pôr em causa a competição nos mercados de produtos de nutrição enteral (distribuídos através do trato intestinal) em França e Espanha, os responsáveis europeus só o autorizaram depois de estas terem abdicado das actividades nos países referidos.

De acordo com a entidade reguladora europeia, desta forma foram criadas condições para eliminar as preocupações relativas à concorrência e avançar com o negócio. “À luz destes compromissos, a Comissão concluiu que a proposta de transacção não iria impedir a competição efectiva na Zona Económica Europeia ou em qualquer parte dela”, relataram os responsáveis.

Desta forma a Nestlé passará a deter marcas de suplementos nutritivos, onde se incluem a Boost e a Resource, ou a Optifast no ramo dos produtos dietéticos. Numa oferta separada a Nestlé demonstrou também interesse pela Gerber, a unidade da Novartis dedicada à alimentação infantil.

A operação comercial vai colocar a Nestlé no segundo lugar, a nível global, entre os fornecedores de alimentos especiais para pacientes hospitalares. Os responsáveis da Nestlé já afirmaram que os dois mil funcionários da Novartis, que actualmente trabalham na unidade de medicina nutricional, em Gland, na Suíça, deverão juntar-se à empresa de forma a ampliar a sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, CNN Money, Herald Tribune, Lukor.

2 comentários:

ptcp disse...

Bom artigo, apenas algumas correcções: "Nutrição enteral" por "nutrição entérica";
"Competição" por "concorrência", quando se refere ao mercado financeiro em geral, empresas e seus produtos por exemplo.

xtrelitah disse...

Obrigada pela correcção. Realmente encontrei algumas dificuldades para confirmar a utilização correcta do termo, mas como a maioria das publicações da especialidade se referia a "Nutrição Enteral" acabei por utilizá-lo.