sábado, 30 de junho de 2007

Novo software aumenta precisão na análise de mamografias

Um software desenvolvido por investigadores brasileiros permite aceder gratuitamente, através da internet e em tempo real, a um diagnóstico preciso dos primeiros sintomas de cancro da mama. Os cientistas da Universidade de São Paulo, responsáveis pela inovação, acreditam que o CAD.Net evita a realização de biópsias desnecessárias em 80 por cento dos casos.

O protótipo do primeiro software detecta e classifica as estruturas possivelmente ligadas aos tumores malignos ou benignos e tem permitido fazer um diagnóstico exacto de mamografias, identificando as células cancerígenas em estado inicial. O sistema auxilia os profissionais na análise de radiografias digitalizadas e tem-se revelado mais eficiente do que o método tradicional a partir de negativos de raio-X.

Os médicos interessados podem digitalizar as mamografias e enviá-las para os especialistas através do site. Os exames são depois analisados por investigadores do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens Médicas e Odontológicas (LAPIMO).

“Com o CAD.Net, é possível identificar sinais da doença que nem sempre são percebidos pela avaliação médica manual ou pela mamografia”, salientou Michele Ângelo, autora da tese de doutoramento que deu origem ao protótipo elaborado pela Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos.

O CAD.Net está disponível na internet 24 horas por dia e pode ser acedido através do site do LAPIMO, sendo para isso necessário um scanner de imagens digitais.

Marta Bilro

Fonte: Saúde Business Web, Link, ComuniWeb.

Sem comentários: