sábado, 30 de junho de 2007

Universidade do Algarve recebe XI Simpósio Europeu de Reactividade Orgânica

A Universidade do Algarve vai receber, de 1 a 6 de Julho, o XI Simpósio Europeu de Reactividade Orgânica, que deverá contar com a presença de mais de 250 químicos, oriundos dos quatro cantos do mundo.

O evento que irá ter lugar no Campus de Gambelas, da Universidade do Algarve, em Faro, pretende aprofundar o estudo da reactividade dos sistemas químicos, nomeadamente ao nível dos efeitos dos medicamentos, mas também no que respeita à sua interacção com o ADN humano.

O simpósio, considerado o maior evento cientifico na Europa, nasceu de uma parceria entre a Universidade do Algarve e do Centro de Ciências do Mar e apresenta em cartaz temas também relacionados com o ambiente, como a discussão das estratégias para sintetizar compostos sem recurso a solventes poluentes.

“Quando falamos de reactividade orgânica, falamos do estudo da estrutura de sistemas químicos e das suas reacções, conhecimento que depois vai poder ser aplicado em áreas tão fundamentais como as ciências da saúde ou o desenvolvimento de novos materiais com potenciais novas aplicações”, explica a Prof. Maria de Lurdes Cristiano, responsável pela organização do evento em Portugal.

De acordo com a responsável, o simpósio vai “potenciar o intercâmbio de ideias e, sobretudo, proporcionar novas colaborações internacionais”, permitindo também maior visibilidade para a investigação cientifica portuguesa.

A sessão de abertura está marcada para as 09:00 horas do dia 2 de Julho, devendo contar com a presença de diversos especialistas de renome mundial.

A Universidade do Algarve disponibiliza o programa do simpósio e a toda a informação sobre o evento, no site www.ualg.pt/esorxi.

Inês de Matos

Fonte: Região Sul, Universidade do Algarve

1 comentário:

ptcp disse...

Bom texto Inês.