sábado, 30 de junho de 2007

Primeiro Prémio Visão António Champalimaud entregue ao sistema indiano Aravind

A Fundação Champalimaud anunciou hoje que o sistema indiano Aravind Eye Care System foi o vencedor do primeiro prémio de Visão António Champalimaud, o maior prémio mundial no sector da oftalmologia e combate à cegueira.

O sistema Aravind, fundado em 1976, na Índia, por G. Venkataswamy, com a missão de combater a cegueira, integra actualmente cinco hospitais, um centro de produção de produtos oftalmológicos e uma fundação internacional de investigação e formação.

De acordo com a Fundação Champalimaud, "o Aravind integra as maiores e mais produtivas instalações do mundo para tratamento dos olhos", disponibilizando tratamentos oftalmológicos a milhões de pessoas. “Entre Abril de 2006 e Março de 2007, foram tratadas 2,3 milhões de pessoas e feitas 270.444 cirurgias".

O sistema indiano oferece serviços pagos, no entanto, disponibiliza também serviços gratuitos, essencialmente à população rural indiana.

O Prémio de Visão António Champalimaud no valor de um milhão de euros, é este ano atribuído pela primeira vez e o anúncio do vencedor está a ser feito através do site de vídeos You Tube.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: