segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Fumar duplica risco de desenvolver degeneração macular relacionada com a idade

Fumar aumenta as probabilidades de desenvolver degeneração macular relacionada com a idade (DMI), uma das principais causas de incapacidade nos idosos e a maior responsável pela perda de visão nos adultos. O alerta é dado pela Associação Profissional Alemã de Oftalmologistas.

De acordo com vários estudos, a nicotina é prejudicial para os olhos, sendo que, os fumadores aumentam para o dobro o risco de vir a sofrer de DMI, no entanto, a maioria não está consciente de que este vício pode provocar danos na visão.

Esta não á a primeira vez que a doença é associada aos fumadores. Investigadores da Universidade de Sidney, que acompanharam 2.454 pacientes durante 10 anos, observaram também que, relativamente aos não fumadores, os fumadores tinham quatro vezes mais probabilidades de desenvolver DMI.

Embora não sejam conhecidas as causas desta doença, sabe-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são afectadas. Em Portugal, estima-se que cerca de 45 mil pessoas entre os 50 e os 59 anos tenham DMI. Este número sobe para perto de 100 mil afectados entre os 60 e os 69 anos e para quase 300 mil acima dos 70 anos. Para além da carga hereditária, da idade, da má dieta, ou da obesidade o tabaco era já apontado como um dos factores passíveis de estar relacionado com o aparecimento desta patologia.

Marta Bilro

Fonte: The Earth Times, Forbes.

Sem comentários: