segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ypsomed processa Sanofi-Aventis por violação de patente

Queixa envolve sistema de dosagem de insulina

Depois da NovoNordisk, chega agora a vez do grupo farmacêutico suíço Ypsomed processar a Sanofi-Aventis devido a uma alegada violação de duas patentes relacionadas com a caneta de insulina SoloStar. A Ypsomed diz ter direito a uma compensação monetária e pretende que o produto seja banido do mercado.

O laboratório francês foi recentemente processado na justiça norte-americana pela NovoNordisk devido a uma alegada violação da patente do referido sistema de dosagem. Desta feita a Ypsomed, que produz a Optiset, a OptiClik e a OptiPen Pro, interpôs uma queixa nos tribunais alemães acusando a Sanofi-Aventis de infringir duas patentes detidas pela TecPharma Licensing AG, uma das suas unidades de negócio.

A Sanofi-Aventis veio a público afirmar que tem intenções de defender os seus direitos para “assegurar a disponibilização” dos seus produtos aos pacientes. “Estamos conscientes do processo judicial mas a nossa leitura da situação é preliminar”, referiu um porta-voz da empresa, acrescentado que é demasiado cedo para dar quaisquer indicações acerca do desenvolvimento dos procedimentos legais.

“A Sanofi-Aventis respeita todos os direitos de patente legalmente válidos”, concluiu o mesmo responsável.

Marta Bilro

Fonte: Forbes.

Sem comentários: