segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Hipermercados Modelo e Continente lideram mercado de venda de medicamentos sem receita médica

O Infarmed anunciou que a empresa Modelo Continente Hipermercados, da Sonae SGPS, lidera o mercado de venda de medicamentos sem receita médica, tendo atingido uma quota de mercado na ordem dos 40 por cento, no período compreendido entre Janeiro e Julho de 2007.

“O Modelo Continente Hipermercados é responsável por cerca de 40 por cento do mercado e apresenta um índice de 96,0, o que significa que os seus preços são em média inferiores aos existentes antes da entrada em vigor da liberalização dos preços", refere o Infarmed em comunicado.

Em Portugal existem 488 locais registados no Infarmed para a venda de medicamentos sem receita, cujas vendas atingiram os 5,6 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, registando-se uma maior procura destes fármacos nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Na segunda posição encontra-se a Companhia Portuguesa de Hipermercados com 8,4 por cento de quota e a Novapotheke-Produtos de Saúde ocupa a terceira posição com 3,3 por cento. Em sétimo e 13º lugares, com uma percentagem de 1,9 por cento e de 0,7 por cento dos volumes vendidos, encontram-se os poderosos grupos internacionais El Corte Inglés e Carrefour, respectivamente.

Os fármacos mais vendidos são os Analgésicos e Antipiréticos, com uma percentagem de 23,3 por cento, enquanto o paracetamol foi a substância activa mais vendida, em termos de unidades, e a nicotina, a maior em termos de valor.

O distrito de Lisboa conta com o maior número de locais de venda, sendo também a região do pais onde se registam preços mais baixos.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

Sem comentários: