terça-feira, 7 de agosto de 2007

UE suspende autorização de comercialização do Viracept

A Comissão Europeia suspendeu a autorização de comercialização do Viracept (nelfinavir), um anti-retroviral utilizado no tratamento de doentes infectados com o vírus da Sida, produzido pela farmacêutica Roche.

De acordo com os responsáveis europeus, a decisão surge na sequência da recolha do medicamento do mercado da União Europeia em Junho de 2007, depois de ter sido detectada, em alguns lotes da substância, a presença de mesilato de etilo, uma substância que provoca alterações tóxicas no ADN celular.

A decisão é baseada em conclusões científicas da Agência Europeia do Medicamento (EMEA), depois de terem sido consultados vários países membros. “A suspensão só pode ser anulada por decisão da Comissão, depois de avaliação de novos dados fornecidos pela EMEA”, afirmou um responsável europeu.

O Viracept pertence a uma classe de medicamentos anti-HIV denominados inibidores da protease. O medicamento está indicado no tratamento combinado anti-retrovírico de adultos, adolescentes e crianças com idade igual ou superior a 3 anos, infectados com o vírus da imunodeficiência humana (VIH-1). O fármaco tem autorização de comercialização na Europa desde 1998.

Fonte: Forbes, Reuters, Infarmed.

Sem comentários: