segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Biblioteca na Universidade da Califórnia quer ampliar arquivo sobre a indústria farmacêutica

A Biblioteca e Centro para a Gestão de Conhecimento da Universidade da Califórnia na Biblioteca de São Francisco quer ampliar o seu arquivo de documentação farmacêutica. A secção actualmente existente, denominada Arquivo de Documentos da Indústria Farmacêutica, possui apenas alguns estudos, relatórios governamentais, documentos de empresas e artigos noticiosos sobre o Neurontin (Gabapentina). Porém, há já uma empresa nova-iorquina disposta a doar 20 milhões de páginas de documentos da Merck sobre o Vioxx (Rofecoxib).

“Queremos adicionar documentos de outras empresas farmacêuticas para que os jornalistas, advogados, grupos de consumidores, investigadores académicos, políticos e outros possam perceber de forma mais aprofundada a investigação científica da indústria farmacêutica, a produção, comercialização, vendas e práticas de relações governamentais”, refere Kim Klausner, gerente da “Tobacco Digital Library”, uma biblioteca de documentação desenvolvida pela mesma instituição, citado pelo portal Pharmalot.com.

De acordo com este responsável, “no final, o público sairá beneficiado” com o projecto. “O grande propósito deste Arquivo de Documentação da Indústria Farmacêutica é disponibilizar um recurso que permite àqueles que estão preocupados com a saúde pública aprender mais acerca da forma como a indústria farmacêutica reprime a saúde pública e permitir-lhes alterar esse comportamento”, afirmou Klausner.

Marta Bilro

Fonte: Pharmalot.com.

Sem comentários: