segunda-feira, 1 de outubro de 2007

VEGF Trap-Eye melhora acuidade visual dos doentes com DMI

A VEGF Trap-Eye, uma injecção que está a ser desenvolvida pela Bayer em conjunto com a Regeneron Pharmaceuticals, demonstrou benefícios durante um ensaio clínico de fase II no tratamento da degenerescência macular relacionada com a idade (DMI), a principal causa de perda irreversível da visão em pessoas adultas.

De acordo com a farmacêutica alemã, a VEGF Trap-Eye provocou um aumento da densidade da retina e melhorou a acuidade visual dos doentes. O estudo, que envolveu 157 pacientes, não revelou efeitos secundários graves inerentes à utilização deste tratamento experimental, que, por norma, foi “bem tolerado”, referiu a Bayer.

As duas empresas responsáveis pelo desenvolvimento desta nova terapia estão já a seleccionar pacientes para dar inicio á última fase de ensaios clínicos necessários para submeter o fármaco a aprovação. O ensaio clínico de fase III vai testar a actuação da VEGF Trap-Eye em comparação com o Lucentis (ranibizumab), da Genentech.

A VEGF Trap-Eye é uma injecção administrada directamente no olho que se destina a impedir o crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina que provocam a DMI. Os resultados do estudo foram apresentados durante a “Retina Society Conference”, em Boston.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Hemscott.

Sem comentários: