terça-feira, 5 de junho de 2007

Alergia ao leite de vaca destabiliza vida familiar

A alergia ao leite de vaca (CMA) é o tipo mais frequente de alergias alimentares, nos bebés e crianças, em todo o mundo. Mas não são só as crianças que sofrem com este diagnóstico. Um novo estudo internacional, a cargo da “Act Against Allergy”, vem agora revelar que toda a estrutura familiar é abalada.
Segundo os resultados do estudo, agora publicado, 70% dos pais sentem-se culpados e preocupados, e 82% admitem que o diagnósticos lhes fez perder o sono.
Os pais discutem, faltam ao trabalho e reconhecem que as restantes crianças da família também são afectadas. “Ter um filho com alergia ao leite de vaca pode ser esgotante para os pais. Os bebés com alergia ao leite de vaca, podem sofrer uma série de sintomas desde erupções cutâneas a problemas gástricos, choro frequente e problemas em aumentar de peso. Os pais, sentindo-se impotentes, cedem ao impulso de lhes dar mais leite, o que agrava a situação, em vez de a resolver”,explica Martin Brueton, membro assessor do comité “Act Against Alergy” e gastroenterologista pediátrico, no Chelsea and Westminster Hospital, em Londres.
O diagnóstico nem sempre é rápido e exacto. Natalie Hammond, de Hertfordshire, no Reino Unido, é mãe de uma criança alérgica ao leite de vaca que, em vão, foi operada aos intestinos, na sequência de um diagnóstico errado.
Natalie Hammond revê-se nos resultados do estudo, pois também a sua família foi bastante afectada pelos sintomas do filho. “Era desalentador e aterrador ver o Joe tão doente, vomitava e havia sangue nas suas fezes. Sentíamo-nos impotentes, não conseguíamos acreditar que algo tão essencial como o leite, pudesse fazer aquilo”.
Martin Brueton lembra ainda que, “desde que a criança seja correctamente diagnosticada e lhe seja administrado um substituto adequado do leite, o efeito que provoca nos pais e nos filhos, é considerável”.
Normalmente, esta reacção adversa ao leite de vaca faz-se sentir nas crianças entre os 3 e os 5 meses, podendo manifestar-se até aos 3 anos de idade.
Em todo o mundo, cerca de 2 a 3% dos bebés sofre de alergia ao leite de vaca e este é mesmo um dos oito alimentos que mais alergias induz, a par do glúten, ovos, peixe, amendoim, soja, avelãs e marisco, de acordo com a União Europeia.

Inês de Matos

Fontes: PR Newswire, Act Against Allergy

Sem comentários: