terça-feira, 5 de junho de 2007

Vacina contra a tuberculose latente


A infecção da tuberculose latente poderá ter, já para 2012, uma vacina que será possível administrar a um terço da população mundial.
Prevê-se que inicialmente seja administrada a pessoas com maior risco, como o caso dos seropositivos, referiu Pere-Joan Cardona, responsável pela investigação. De acordo com este investigador, a vacina será bastante mais eficaz do que o anterior tratamento (um antibiótico), uma vez que pode ser reduzido a um mês, estimulando a imunidade.
A primeira fase de experimentação desta vacina está a decorrer no Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, em Barcelona, e conta com a participação de 24 voluntários saudáveis, que se irão submeter a tratamento durante um ano. Na segunda fase, se os testes forem positivos, a eficácia da vacina será testada em 72 voluntários infectados com tuberculose.A terceira e última fase, umas das mais importantes, pois permitirá avançar com o pedido de comercialização da vacina, será feita num país subsariano, com cerca de três mil pessoas.
Conforme a agência Lusa notícia, o desenvolvimento da RUTI (nome da vacina) é um marco mundial porque, até agora não existia nenhuma vacina que tratasse esta infecção. O único tratamento existente era o antibiótico que devido à sua toxicidade, não era administrado em alguns pacientes.


Liliana Duarte


Fontes: Jornal de Notícias, Ciência Hoje, Jornal Digital e Lusa

Sem comentários: