terça-feira, 5 de junho de 2007

Cientistas estudam a recção do corpo aos fármacos

Cientistas britânicos fizeram um estudo para avaliar a reação do corpo humano aos fármacos. Atingindo resultados que considerem satisfatorios, poderá ser possível a fabricação de medicamentos personalizados.

O trabalho consiste na combinação de análises químicas do metabolismo de cada pessoa com modelos matemáticos, que vão possibilitar antever a reacção de cada indivíduo ao fármaco.

Aos ratos testados em laboratório foi tirada uma amostra de urina e em seguida administraram-lhes paracetamol. Aguarda-se então a forma como o fármaco afecta o fígado.

O passo seguinte é a criacção de um perfil para cada animal e a medição dos níveis de metabolitos na urina antes e depois do paracetamol. Através de modelos informáticos verifica-se como foi absorvido o fármaco, factor influenciado pela quantidade de bactérias presentes no intestino.

Os cientistas do Imperial College de Londres esperam que com este processo surja um novo aliado no diagnóstico de doenças, na sua prevenção e na realização de um tratamento personalizado.

Sara Pelicano

fontes: Saúde na Internet; Nature

Sem comentários: