terça-feira, 5 de junho de 2007

Bebés mais seguros em Torres Vedras

O Centro Hospitalar de Torres Vedras começa hoje a utilizar um novo de sistema de vigilância e segurança em bebés, através de uma pulseira electrónica, para assim prevenir raptos, como aconteceu no Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Ao colocar a pulseira, seja no pé ou no pulso da criança, este poderá ser localizada, em qualquer local da maternidade ou da pediatria, e tudo é visto e monitorizado em tempo real.
O sistema da pulseira emite alarmes, sempre que alguém tente, de alguma forma tirar a pulseira ou então quando a própria pulseira deixe de emitir algum tipo de sinal, ao afastar-se da maternidade ou pediatria.
Durante a apresentação deste novo método, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar, José Mateus, revelou à Comunicação Social, que “Embora nunca tenha existido no hospital nenhuma tentativa de rapto de crianças, pensamos que este tipo de sistema é muito importante para gerar a confiança dos pais e também dos profissionais de saúde”
O hospial tem cerca de 60 pulseiras, e estas são desactivadas quando o bebé deixa o centro hospitalar. Este sistema permite ainda, a criação de uma base de dados de identificação com a mãe


Fonte: Diário Digital

Juliana PEreira

Sem comentários: