terça-feira, 17 de julho de 2007

NovoNordisk processa Sanofi-Aventis por violação de patente

A farmacêutica dinamarquesa NovoNordisk, a maior produtora mundial de insulina, está a processar a Sanofi-Aventis devido a uma alegada violação da patente norte-americana de um sistema de dosagem.

Segundo revelou Mike Rulis, porta-voz do laboratório NovoNordisk, a queixa terá sido apresentada em tribunal no dia 10 de Julho, porém ainda não está marcada a data do julgamento.

O caso deverá estar relacionado com a patente norte-americana do método de dosagem da caneta de insulina NovoPen4, desenvolvida pela NovoNordisk, adiantou Rulis. A empresa dinamarquesa alega que a Sanofi-Aventis utiliza um sistema de dosagem semelhante nas suas canetas de insulina SoloStar, infringindo, assim, a patente da NovoNordisk.

O responsável escusou-se a adiantar se a farmacêutica tinha intenções de instaurar processos judiciais contra a Sanofi noutros países. “Primeiro vamos esperar pela data do julgamento, mas é comum que os casos que envolvem patentes se arrastem por alguns anos”, afirmou.

A nova caneta de insulina SoloStar, produzida pela francesa Sanofi-Aventis deverá ser lançada no mercado dos Estados Unidos da América durante os próximos meses.

Marta Bilro

Fonte: Reuters.

Sem comentários: