terça-feira, 17 de julho de 2007

OMS aceita avaliar certificação da vacina contra HPV

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aceitou um pedido submetido pela farmacêutica Merck para atribuir uma certificação da vacina contra quatro tipos do Papilomavírus Humano (HPV), e já está a proceder a uma avaliação.

O objectivo é garantir que a vacina cumpre os padrões de qualidade, segurança e eficácia através da certificação de «pré-qualificação da OMS», para que esta seja adquirida pelas agências das Nações Unidas, como o Fundo para as Crianças (UNICEF) ou Organização de Saúde Pan-americana (PAHO).

O laboratório alemão pretende também “tornar a vacina disponível a preços drasticamente mais baixos para os países eleitos pelo Gavi (Aliança Global para Vacinas e Imunização)” através da condução de ensaios clínicos globais e parcerias com a OMS, o GAVI e outras organizações internacionais.

O cancro do colo do útero é o segundo tipo de cancro que mais afecta a saúde da mulher, e a segunda causa de morte por cancro em mulheres, depois do cancro da mama. Portugal tem a mais alta incidência da Europa desta doença oncológica, cuja principal causa é o vírus HPV, registando 900 novos casos por ano, e mais de 300 casos mortais.

A vacina contra o cancro do colo do útero está actualmente incluída no Programa Nacional de Vacinação da Dinamarca, Luxemburgo, Reino Unido e França.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: