terça-feira, 4 de setembro de 2007

UE aprova Arixtra no tratamento da síndrome coronária aguda

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) aprovou a utilização do anticoagulante Arixtra (Fondaparinux sódico), da GlaxoSmithKline, destinado ao tratamento da síndrome coronária aguda (SCA).

O medicamento era já utilizado na prevenção e tratamento de outro tipo de coágulos. A nova aprovação inclui a aplicação do fármaco no tratamento de dores no peito e em determinadas situações de ataque cardíaco.

A decisão da entidade reguladora europeia surge menos de três meses depois de ter sido emitido um parecer positivo por parte do Comité de Especialidades Farmacêuticas para Uso Humano da EMEA para a utilização do Arixtra no tratamento da SCA.

De acordo com a farmcêutica britânica, durante os ensaios clínicos, o Arixtra demonstrou eficácia semelhante à do Lovenox (Enoxaparina sódica) produzido pela Sanofi-Aventis, quando administrado a pessoas com dores no peito instáveis e determinado tipo de ataques cardíacos, tendo sido associado a uma diminuição do risco de hemorragia e morte. Noutros casos, o fármaco apresentou uma eficácia superior ao tratamento habitual (heparina não fraccionada ou placebo) sem aumentar o risco de hemorragia.

As vendas do Arixtra renderam à GlaxoSmithkline perto de 86 milhões de euros em 2006. O Lovenox garantiu à Sanofi-Aventis vendas no valor de 2,4 mil milhões de euros.

O Arixtra está também a ser avaliado pela Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos para o tratamento da SCA, porém ainda não foi proferida uma decisão final.

Marta Bilro

Fonte: Market Watch, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: