sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Wyeth anuncia novo CEO

A Wyeth anunciou uma mudança na liderança da companhia, tendo nomeado para CEO (presidente executivo) Bernard Poussot, que iniciará as funções no dia 1 de Janeiro de 2008, substituindo assim Robert Essner, que esteve no comando durante quase sete anos, desde Maio de 2001.

Segundo os analistas, esta mudança deve-se ao insucesso na aprovação de fármacos chave, assim como à ameaça dos genéricos. A Wyeth, somente este ano, viu três produtos serem adiados pelos reguladores norte-americanos.

Segundo Michael Krensavage, analista da “Raymond James and Associates Inc.”, em Nova Iorque, a mudança aconteceu mais rapidamente do que as pessoas pensavam, acrescentando ainda que os accionistas estão frustrados com a série de contratempos que a pipeline tem sofrido.

Para o analista da “Tony Butler”, Lehman Brothers, o Bernard Poussot, tendo sido presidente e COO – Chief Operating Officer (chefe de operações) era o sucessor óbvio. Contudo, o timing do anúncio é um pouco surpreendente.

A mudança na liderança e a recompra de valores poderão ajudar a suportar o stock da Wyeth, enquanto a companhia procura produtos para substituir os lucros que irá perder quando terminar, em 2010, a protecção da patente do antidepressivo Effexor, que gerou 3,7 mil milhões de dólares no ano passado. A Wyeth tinha estimado que os três novos produtos que foram retardados pela FDA, este ano, poderiam gerar mais de 4 mil milhões de dólares anualmente. A recompra de valores inclui um plano previamente anunciado de comprar de volta cerca de 1,2 mil milhões de dólares em acções.

Isabel Marques

Fontes:www.networkmedica.com, Bloomberg

Sem comentários: