sexta-feira, 28 de setembro de 2007

I Encontro de Lisboa de Estudos Médicos sobre a Vida Humana promove debate sobre consequências do aborto

O Hotel Villa Rica vai ser palco do I Encontro de Lisboa de Estudos Médicos sobre a Vida Humana, onde serão debatidos e revelados dados científicos sobre o impacto do aborto na saúde da mulher, com data marcada para dia 8 de Novembro.

De acordo com a organização do evento, “este Congresso Científico centra-se na saúde da mulher e nas alterações físicas e psicológicas que a mulher sofre após uma interrupção de gravidez” e contará com a presença de prestigiados especialistas nacionais e internacionais.

Partindo do principio de que o aborto constitui um problema de saúde pública, o debate deverá passar por diversas áreas temáticas, desde o estado pós-traumático que a mulher experimenta, por ter feito uma IVG, ou o risco posterior de prematuridade, até à relação entre o aborto e o cancro da mama, sem esquecer os riscos da pílula abortiva.

Este evento é promovido pela Associação das Mulheres em Acção, que conta com a presença de Biólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Investigadores, Médicos Psiquiatras, Pediatras, Ginecologistas e Obstetras.

Em Portugal o aborto foi despenalizado até às 10 semanas de gravidez, respeitando a vontade popular manifestada em referendo, que originou a lei n.º 16/2007, de 17 de Abril.

A lei portuguesa estabelece a mulher tem direito a uma consulta de aconselhamento e a acompanhamento psicológico, de forma a garantir o seu bem estar psíquico.

Inês de Matos

Fontes: www.lisbonmedicalconference.net, www.apf.pt,

Sem comentários: