segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Boa higiene oral pode prevenir problemas de coração

A boa higiene oral pode ser um trunfo valioso na prevenção de problemas cardíacos. De acordo com uma equipa de investigadores da Sociedade de Investigação de Cardiologia, Coração e Sistema Circulatório Alemã (DGK), em Colónia, os dentes saudáveis podem ajudar a evitar a endocardite, uma inflamação do revestimento interior liso do coração (endocárdio), quase sempre causada por uma infecção bacteriana.

As endocardites surgem principalmente depois de procedimentos em que há uma invasão do organismo, como é o caso das cirurgias. Actualmente, este é considerado o factor de maior risco para o aparecimento desta patologia, porém as extracções dentárias também não ficam de parte enquanto causa possível.

Este estudo vem agora reforçar a ideia ao revelar que “80 por cento dos pacientes com endocardite não tinham sido submetidos a qualquer cirurgia antes do surgimento da doença”, afirmou Christoph Naber, professor assistente do Centro de Cardiologia da Alemanha Ocidental, em Essen, durante um encontro do DGK.

Uma das teorias afirma que a bactéria consegue entrar na corrente sanguínea quando as pessoas com problemas dentários mastigam. Porém, ainda não há provas conclusivas que possam confirmar essa conjectura, advertem os especialistas.

Ainda assim, foi possível demonstrar que as pessoas com dentes saudáveis sofrem com menos frequência de inflamações transportadas pela corrente sanguínea. Para além disso, uma higiene oral correcta só pode produzir “efeitos secundários positivos”, salientam os responsáveis.

Marta Bilro

Fonte: The Earth Times, eMaxHealth, Médicos de Portugal.

Sem comentários: