segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Estudo revela novidades no diagnóstico do cancro do útero
Teste de ADN mais eficaz do que a citologia


A citologia, tradicional e para muitas mulheres atemorizante exame com vista ao diagnóstico do cancro do útero, poderá afinal estar já ultrapassado. Um estudo agora publicado no «New England Journal of Medicine» concluiu que a realização de um teste de ADN ao vírus do Papiloma Humano é mais eficaz na detecção da doença.

De acordo com os números aferidos no decurso da primeira fase de ensaios clínicos, levada a cabo por uma equipa de especialistas da McGill University, no Canadá, atestam que o teste de ADN é capaz de detectar 94,6 por cento das lesões pré-cancerosas sem gerar falsos resultados, enquanto o índice de eficácia da citologia se fica pelos 55,4 por cento. De acordo com Eduardo Franco, director do Departamento de Oncologia da Faculdade de Medicina da McGill, afirmou que as conclusões não surpreenderam os cientistas, tendo em conta que, antes mesmo de darem início ao estudo, que acompanhou mais de 10 mil mulheres dos 30 aos 69 anos, sabia-se já que a sensibilidade do exame de Papanicolau não era elevada.

Carla Teixeira
Fonte: Saúde na Internet

3 comentários:

xtrelitah disse...

Olá Carla, peço desculpa pela repetição, mas só reparei depois de publicar o artigo. Já agora aproveito para fazer um pequeno reparo: a McGill University não fica nos Estados Unidos da América, mas antes no Canadá.
Bom trabalho.

Carla Teixeira disse...

Obrigada, Marta. Vou corrigir de imediato a informãção. E não tens de pedir desculpa por nada. O teu texto está até mais completo do que o meu, e não tenho qualquer complexo em ser corrigida quando as correcções são feitas de boa fé e com vista a melhorar a qualidade do meu trabalho. Continuação de bom trabalho também para ti.

Carla Teixeira disse...

Fui confirmar na fonte, e tal como previa, vem lá referenciado o facto de o estudo ser canadiano, mas fala na McGill como sendo nos Estados Unidos. Daí a minha confusão... Obrigada pela atenção e pelo esclarecimento.

No site Saúde na Internet lê-se que "O teste de ADN ao Vírus do Papiloma Humano (HPV) é mais eficaz que o tradicional exame de Papanicolau para detectar o Cancro do Colo de Útero, revela um estudo epidemiológico realizado no Canadá e publicado no "New England Journal of Medicine".
A primeira fase de testes clínicos, liderada por Eduardo Franco, director do Departamento de Oncologia da Faculdade de Medicina da McGill University, EUA, concluiu que o teste de ADN do HPV permite detectar 94,6% das lesões pré-cancerosas sem gerar falsos resultados, contra o índice de 55,4% do Papanicolau.
As conclusões não surpreenderam os cientistas, dado que, segundo nota enviada à imprensa, antes de realizarem o estudo, junto de 10.154 mulheres com idades entre 30 e 69 anos, já se sabia que a sensibilidade do exame de Papanicolau não era alta.
Também chamado de citologia, o exame de Papanicolau, criado por Georgios Papanicolaou nos anos 40, tem sido usado nos últimos 50 anos para detectar o Cancro do Colo do Útero".