segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mucinex com codeína recebe carta de aprovação da FDA

A Adams Respiratory Therapeutics Inc. recebeu uma carta de aprovação por parte da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) para a comercialização do Mucinex com codeína, indicado para o tratamento da tosse com febre e bronquite crónica. A companhia deverá entregar dados adicionais dos comprimidos de libertação prolongada para a tosse à FDA antes da sua aprovação. A Adams não divulgou quanto tempo irá demorar a fornecer os materiais.

A carta de aprovação da FDA especifica as condições que necessitam ser preenchidas antes do produto ser aprovado. Para além da FDA também ter emitido alguns comentários preliminares à rotulagem, a agência solicitou dados que sustentem a utilização do produto com alimentos.

Em Maio, a FDA solicitou às companhias que parassem de fabricar e distribuir determinados medicamentos para a tosse e para a constipação que contenham guaifenesina, e que são vendidos sem a aprovação da agência. A Adams Respiratory Therapeutics é desde então a única companhia autorizada a comercializar especialidades para a gripe que contenham guaifensina, apenas os produtos Mucinex e Humibid têm a aprovação da FDA. Na realidade, os fabricantes destes medicamentos têm até 25 de Novembro para parar de vender estes fármacos, que não foram submetidos ao processo de aprovação da FDA.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Reuters, www.chron.com

Sem comentários: