quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Brasil: Medicamentos responsáveis por 40% das intoxicações

Uso indiscriminado ed fármacos ocupa o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em todo mundo, diz OMS

Os medicamentos são responsáveis por 40% dos casos de intoxicação, concluiu um levantamento inédito feito, no Brasil, pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo a pesquisa, divulgada este mês, cerca de 90% das intoxicações por fármacos aconteceram por via oral e, em 85% dos casos, ocorrem em casa.

Os resultados do estudo evidenciaram, também, que o problema acontece na maioria dos casos com pessoas do sexo feminino (59%); com crianças até aos 5 anos (34%) e com adolescentes (17,6%).

Os fármacos antidepressivos e os analgésicos lideram a frequência dos casos de intoxicação, apurou ainda aquela entidade de saúde brasileira numa pesquisa que foi feita a partir de dados levantados durante dez anos em onze Centros de Assistência Toxicológica (Ceatox).

No sentido de evitar estes episódios, Margareth José Dias, farmacêutica da Vigilância Sanitária, referiu que “é fundamental que os medicamentos fiquem longe do alcance das crianças, que é a faixa mais exposta a acidentes”, acrescentando que, “igualmente importante é ler sempre a bula, para evitar possíveis efeitos colaterais.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também ressalta que o consumo inadequado de fármacos, nomeadamente, através da automedicação representa um cenário de grande risco e efeitos colaterais.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso indiscriminado de medicamentos ocupa o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações. Além disso, a percentagem de internamentos hospitalares provocadas por RAM (Reacções Adversas a Medicamentos) ultrapassa 10%.

Raquel Pacheco

Fonte: Folha Online/Notícias Terra/OMS

Sem comentários: