quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Simpósio «Prevenção, foto-educação e diagnóstico precoce»
Prevenir e tratar o cancro de pele


A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove nesta quinta-feira, pelas 14h30, no auditório do Núcleo Regional do Norte, no Porto, um simpósio subordinado ao tema «Prevenção, foto-educação e diagnóstico precoce», que se insere num ciclo de conferências essencialmente destinado aos técnicos de saúde – médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e outros –, mas também a voluntários e à sociedade.

De acordo com informações avançadas ao farmacia.com.pt por fonte da organização do evento, a sessão pretende “alertar para os sintomas e as causas” do melanoma, focando também os aspectos do diagnóstico e do tratamento e prevenção. Nesta conferência intervêm diversos especialistas em cancro de pele, dermatologistas e cirurgiões. Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, faz as honras na sessão de abertura do simpósio, passando depois a palavra a Fernando Ribas, dermatologista e vice-presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo. A cargo do dermatologista José Carlos Domingues, do IPO do Porto, estará o tema «Precancerosas, cutâneas e mucosas», com a sessão final a ser entregue a Cristina Vasconcelos, da Clínica de Dermatologia Derma-Hightech, que falará sobre «Tumores cutâneos benignos e epiteliais malignos».
À luz do comunicado enviado ao farmacia.com.pt, a incidência de casos de cancro da pele tem vindo a sofrer uma tendência de aumento ao longo dos últimos anos, podendo esse progressivo crescimento corresponder a uma subida real do número de casos ou a uma maior taxa de diagnósticos precoces da doença, resultante de um possível estado de maior alerta por parte dos cidadãos. Embora reconheçam que a situação em Portugal não é dramática, os médicos consideram-na “preocupante”, e é nessa medida que avisam da importância de uma consulta após o Verão, altura em que “o sol é responsável por cerca de 90 por cento dos cancros de pele”, pelo que, insistem, “é preciso manter a prevenção, condicionar alguns hábitos e estar alerta para alguns sinais típicos da doença”.

Carla Teixeira
Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte

Sem comentários: