quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Painel da FDA recomenda FluMist para crianças entre os 2 e os 4 anos

Um painel de consultores da FDA recomendou a aprovação do FluMist, vacina em spray nasal contra a gripe, da AstraZeneca Plc, para crianças entre os 2 e os 4 anos.

O comité consultivo de práticas de imunização do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos votou para alargar a recomendação do FluMist, que foi recomendado para pessoas saudáveis entre os 5 e os 49 anos. As crianças com asma, pieira (chiadeira) e outos distúrbios respiratórios foram desaconselhadas a utilizar a vacina em spray.

A MedImmune, que desenvolveu o FluMist e foi adquirida pela AstraZeneca em Junho, submeteu estudos à FDA demonstrando que a vacina evoca uma resposta imune mais protectora em crianças, do que as injecções tradicionais contra a gripe fabricadas pela Sanofi-Aventis SA, GlaxoSmithKline Plc e Novartis AG. Os estudos recentes demonstraram ainda que o FluMist é seguro e efectivo em crianças com 2 anos. As recomendações do painel são normalmente aceites pelos reguladores norte-americanos.

O spray nasal utiliza um vírus da gripe vivo e enfraquecido, e alguns peritos em saúde dizem que esta tecnologia oferece vantagens sobre as inoculações contra a gripe, que contêm pedaços de vírus mortos, uma vez que os vírus inteiros crescem mais rapidamente e produzem uma resposta imune mais forte.

As vendas do FluMist cresceram 71 por cento atingindo os 36 milhões de dólares no ano passado. Quando o produto foi aprovado em Junho de 2003, a MedImmune afirmou que o produto tinha o potencial de gerar vendas anuais até mil milhões de dólares.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, The Associated Press

Sem comentários: