quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Exame ao sangue pode prever Alzheimer

Descoberta pode ser forte contributo no diagnóstico e tratamento precoce
Cientistas norte-americanos desenvolveram um exame sanguíneo que poderá ajudar a determinar - até seis anos de antecipação - o surgimento da doença de Alzheimer, permitindo, assim, a planificação de um tratamento precoce.

“O exame é seguro em 100 por cento dos casos, por isso, pode ser um forte contributo no diagnóstico e tratamento deste tipo degenerativo de demência senil mais propagado pelo mundo”, garantiu a equipa de investigadores da University School of Medicine, na Califórnia (Estados Unidos) que conduziu o estudo divulgado na revista «Nature Medicine».

Até agora, uma das maiores dificuldades existentes era determinar se as falhas de memória de carácter leve são indicativos de uma deterioração mental severa. Segundo informaram os cientistas, o exame em questão permite identificar certas transformações num grupo de proteínas no sangue que servem para transportar as mensagens: "Do mesmo modo que um psiquiatra pode deduzir muitas coisas ouvindo as palavras de um paciente, "escutando" diferentes proteínas podemos verificar que algo não funciona com as células", clarificou um dos autores do estudo, Tony Wyss-Coray.

"É excitante. Julgo que a descoberta tem um potencial enorme", considerou, por seu turno, o diretor do Gladstone Institute of Neurological Disease da Universidade da Califórnia, Lennart Mucke.

De acordo com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos da Doença de Alzheimer (APFADA), a doença afecta mais de 70 mil pessoas. Um número que, segundo a associação, agravar-se-á, uma vez que, “as pessoas vivem mais e, por isso, crescem as probabilidades de a patologia se desenvolver.”

Raquel Pacheco

Fonte: Agência EFE/«Nature Medicine»/farmacia.com.pt

Sem comentários: