quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ImClone Systems manifesta interesse na Biogen Idec

Empresa de biotecnologia norte-americana continua à venda

A Biogen Idec, que produz os medicamentos contra esclerose múltipla - Avonex (Interferão beta-1a) e Tysabri (Natalizumab)- informou continuar sem comprador.

A empresa no ramo da biotecnologia - que tem uma capitalização de mercado de 19,3 bilhões de dólares - afirmou ter contratado o Goldman Sachs e a Merrill Lynch para ajudar a encontrar um comprador, adiantando já ter recebido "expressões de interesse".

Um dos interessados - revelou a Biogen em comunicado de imprensa - é o investidor bilionário Carl Icahn que, recentemente, assumiu o controle da empresa de biotecnologia ImClone Systems.

Na opinião do analista da Morningstar, Damien Conover, "potenciais interessados vão ser, provavelmente, as grandes farmacêuticas, bem como, aquelas que já têm parcerias com a Biogen."

Recentemente, - tal como noticiou o farmacia.com.pt – a empresa anunciou que a administração foi autorizada a avaliar se terceiros teriam interesse em adquirir a companhia por um preço e termos que representem um melhor valor para seus accionistas do que a farmacêutica continuar a executar sua estratégia numa base autónoma e dedicada.

Lucro abaixo do previsto

Ontem, a Biogen Idec divulgou que os lucros caíram 24% no terceiro trimestre e confirmou a meta de resultados para o ano. A companhia norte-americana registrou lucros líquidos de 119,4 milhões de dólares (0,41 por acção), sendo que, no período homólogo do ano anterior, os ganhos foram de 156,6 milhões, (0,45 por acção).

Parceria com Biocant Park

Recorde-se que, este mês, a empresa norte-americana Biogen Idec associou-se ao Biocant Park, em Cantanhede, numa parceria para dar corpo a um projecto de investigação que visa encontrar marcadores moleculares para um diagnóstico mais preciso e uma melhor caracterização da esclerose múltipla.

Raquel Pacheco

Fonte: Globo Online/ Morningstar/ monitormercantil.com

Sem comentários: