terça-feira, 4 de dezembro de 2007

APDP promove V Congresso de Educadores em Diabetes

Relação entre os profissionais de saúde e o doente é o tema central

A pensar nos profissionais de saúde que no dia-a-dia lidam directamente com a diabetes e com o doente diabético, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) promove, nos próximos dia 6 e 7 de Dezembro, em Lisboa, o V Congresso de Educadores em Diabetes.

“É objectivo deste encontro aprender com a troca experiências das equipas de educação, mas também, associar num mesmo tempo de formação os vários elementos que as compões: médicos, enfermeiros, nutricionistas, dietistas, psicólogos, pedagogos e pessoas com diabetes”, esclarece a APDP em comunicado de imprensa enviado ao farmacia.com.pt.

De acordo com a nota, o congresso - que decorrerá durante dois dias no Hotel Altis - conta com cerca de 400 participantes. “São profissionais de saúde que irão reunir-se em grupos de trabalho e trocar experiências diversas que tocam temas tão diversos como a atitude do próprio formador, as estratégias para a decisão, a gestão de tempo, as metodologias de ensino inseridas na educação em grupo até aos cuidados a ter com o pé ou a contagem de hidratos de carbono.”

A importância da relação entre os profissionais de saúde e o doente é o tema central que girará em torno das sessões. Durante o programa serão, também, abordados “temas teóricos que versam a actividade educativa, bem como actividades práticas orientadas por especialistas nas várias áreas ligadas à diabetes”, informa a associação.

Destacando a consulta como o ponto basilar e o cerne para “a constituição de um bom relacionamento”, a APDP considera tratar-se de “um momento crucial para o conhecimento mútuo, para a construção de uma relação de confiança e de compreensão partilhada, razão por que todos os aspectos que a envolvem devem ser analisados em pormenor”, frisou.


“Educação do doente é elemento terapêutico”

Para o director clínico da APDP e coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Diabetes, José Manuel Boavida, “a educação do doente deve ser entendida por todos como um elemento terapêutico fundamental para o controlo metabólico, prevenção das complicações tardias e integração social da pessoa com diabetes.”

Raquel Pacheco

Fonte: APDP/farmacia-press

Sem comentários: