terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Células cancerígenas podem resistir à quimioterapia

Descoberta alemã alerta para mecanismo que permite enzima superar alguns danos da terapia e levar a célula a multiplicar-se

O objectivo da quimioterapia é que a célula cancerígena deixe de se reproduzir. No entanto, investigadores da Universidade de Ludwig Maximilians, na Alemanha, anunciaram ter descoberto um mecanismo que ajudará as células tumorais a resistirem à quimioterapia.

À luz do estudo publicado na revista «Science» a equipa alemã analisou um processo sequencial onde terá constatado que uma enzima é capaz de fazer novas cópias de ADN para que as células tumorais possam continuar a multiplicar-se.

“Observou-se que uma enzima, denominada de eta-polimerasa, pode superar alguns danos causados pela quimioterapia, recuperando ADN danificado e prolongando, assim, a vida da célula tumoral”, explicaram.

Segundo informa a «Science», neste estudo, "os investigadores observaram quatro estruturas de ADN com enzimas eta-polimerasa - em diferentes fases do processo de resolver estes defeitos do ADN - para tentarem compreender com exactidão como se superam e se reparam as lesões de ADN."

Raquel Pacheco

Fonte: Science

Sem comentários: