terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Decifrado receptor que pode ajudar a produzir novos medicamentos

Cientistas acreditam que proteína descodificada tem grande potencial para criar fármacos mais eficazes

Investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, no Reino Unido, conseguiram decifrar uma membrana proteínica específica, que terá um grande potencial para fabricar medicamentos.

“Este tipo de membranas é responsável por algumas doenças do corpo humano e pode ser utilizado para produzir novos fármacos e mais eficazes para o futuro”, afirmou o norte-americano e líder do estudo, Brian Kobilka.

Salientando que mais de metade dos medicamentos dados aos doentes funcionam porque têm como objectivo um determinado receptor das células do corpo, para curar uma doença, os cientistas revelaram que a investigação permitiu decifrar um destes receptores.

“A maioria destas hormonas e neurotransmissores funcionam através destes receptores. Todos eles estão estruturalmente relacionados, o que significa que, sabendo mais de um receptor específico, serão possíveis avanços em relação a todos”, explicou Brian Kobilka.

De acordo com o investigador norte-americano, o receptor decifrado tem “um papel importante em doenças do coração, regulação da pressão sanguínea, inflamação e desordens psicológicas”, concretizando que “são candidatos ideais para terapias de vários tipos de doenças.”

Raquel Pacheco

Fonte: Medscape/ http://www2.mrc-lmb.cam.ac.uk/ www.stanford.edu/

Sem comentários: