terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Pé Diabético: Cooprofar promove curso

A cada 30 segundo é amputado um membro em todo o mundo

Dotar os formandos de conhecimentos específicos sobre a doença do pé diabético - patologia, diagnósticos e tratamentos – é o objectivo de mais um curso promovido pela Cooprofar (Cooperativa dos Proprietários de Farmácia) que, desde 1975, dedica-se à distribuição de produtos farmacêuticos em Portugal.

O pé diabético traduz-se numa perda da sensibilidade dos membros inferiores. Submetidos a excessos de pressão, os pés ganham lesões que, se não forem tratadas a tempo, poderão levar a uma amputação. Em muitos dos casos, não são tratados, porque não são sentidos. Outra dificuldade detectada refere-se aos diabéticos obesos ou aqueles cuja doença já provocou cegueira, não conseguindo, assim, ver os pés.

Em todo o mundo, a cada 30 segundos é amputado um membro devido ao pé diabético. A realidade de um cenário alarmante moveu a Cooprofar a fomentar junto dos associados, profissionais de saúde e do público em geral um curso que decorre, hoje e no próximo dia 6, no Hotel Mélia Ria, em Aveiro.

De acordo com fonte da empresa, o conteúdo programático focalizará a Epidemiologia do pé diabético; Fisiopatologia do pé diabético; Etiologia da ferida no pé diabético; Tratamento da ferida no pé diabético; Aconselhamento ao diabético na prevenção e após ferida e o papel da Medicina Hiperbárica no tratamento de pé diabético.

Com a duração de oito horas (das 19h00 às 23h30) a formação será ministrada por profissionais de saúde na área da enfermagem que desempenham funções no Hospital Pedro Hispano: Manuel Lopes, Filipe Alvarilhão e Edgar Cachada.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes é a terceira causa de morte no mundo, onde 7,6 por cento da população sofre da doença. A OMS prevê que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década, caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. Em Portugal, estima-se que existam já mais de 700 mil diabéticos.

Raquel Pacheco

Fonte: Cooprofar/OMS/farmacia.com.pt

Sem comentários: